terça-feira, 24 de novembro de 2009

Principais Autores (Trovadores)


Os mais conhecidos trovadores foram: João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D. Dinis, João Garcia de Guilhade, Afonso Sanches, João Zorro, Aires Nunes, Nuno Fernandes Torneol.

Mas aqui serão citados apenas alguns.

Paio Soares Taveirós

Paio Soares Taveiroos (ou Taveirós) era um trovador da primeira metade do século XIII. De origem nobre, é o autor da Cantiga de Amor A Ribeirinha, considerada a primeira obra em língua galaico-portuguesa.

D. Dinis

Dom Dinis, o Trovador, foi um rei importante para Portugal, sua lírica foi de 139 cantigas, a maioria de amor, apresentando alto domínio técnico e lirismo, tendo renovado a cultura numa época em que ela estava em decadência em terras ibéricas.

D. Afonso X

D. Afonso X, o Sábio, foi rei de Leão e Castela. É considerado o grande renovador da cultura peninsular na segunda metade do século XIII. Acolheu na sua corte e trovadores, tendo ele próprio escrito um grande número de composições em galaico-português que ficaram conhecidas como Cantigas de Santa Maria. Promoveu, além da poesia, a historiografia, a astronomia e o direito, tendo elaborado a General Historia, a Crônica de España, Libro de los Juegos, Las Siete Partidas, Fuero Real, Libros del Saber de Astronomia, entre outras.

D. Duarte

D. Duarte foi o décimo primeiro rei de Portugal e o segundo da segunda dinastia. D. Duarte foi um rei dado às letras, tendo feito a tradução de autores latinos e italianos e organizando uma importante biblioteca particular. Ele próprio nas suas obras mostra conhecimento dos autores latinos.

Obras: Livro dos Conselhos; Leal Conselheiro; Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda a Sela.

Fernão Lopes

Fernão Lopes é considerado o maior historiógrafo de língua portuguesa, aliando a investigação à preocupação pela busca da verdade. D. Duarte concedeu-lhe uma tença anual para ele se dedicar à investigação da história do reino, devendo redigir uma Crônica Geral do Reino de Portugal. Correu a província a buscar informações, informações estas que depois lhe serviram para escrever as várias crônicas (Crônica de D. Pedro I, Crônica de D. Fernando, Crônica de D. João I, Crônica de Cinco Reis de Portugal e Crônicas dos Sete Primeiros Reis de Portugal). Foi “guardador das escrituras” da Torre do Tombo.

Frei João Álvares

Frei João Álvares a pedido do Infante D. Henrique, escreveu a Crônica do Infante Santo D. Fernando. Nomeado abade do mosteiro de Paço de Sousa, dedicou-se à tradução de algumas obras pias: Regra de São Bento, os Sermões aos Irmãos do Ermo atribuídos a Santo Agostinho e o livro I da Imitação de Cristo.

Gomes Eanes de Zurara

Gomes Eanes de Zurara, filho de João Eanes de Zurara. Teve a seu cargo a guarda da livraria real, obtendo em 1454 o cargo de “cronista-mor” da Torre do Tombo, sucedendo assim a Fernão Lopes. Das crônicas que escreveu destacam-se: Crônica da Tomada de Ceuta, Crônica do Conde D. Pedro de Meneses, Crônica do Conde D. Duarte de Meneses e Crônica do Descobrimento e Conquista de Guiné.

17 comentários:

  1. se esses sao os conhecidos quais sao os principais??

    ResponderExcluir
  2. quero os principais e as obras deles

    ResponderExcluir
  3. todos citados são todos os trovadores? ou falta mais algum importante?

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Está bom, mas por ser um blog não seria muito confiavel eu levar essa bibliografia para escola, então eu queria que vocês citassem a fonte de onde vocês acharam o texto.
    Agradeço se vocês fizerem isso.

    ResponderExcluir
  5. Fernão Lopes é Humanista e não Trovador!!!

    ResponderExcluir
  6. Está muito errado alguns citados!!
    Nós não estamos falando de Era medieval, e sim de Trovadorismo.
    Aí está falando, sobre 2 épocas contidas na época medieval, Trovadorismo e Humanismo!!

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou mas esta um tanto incompleto.

    ResponderExcluir
  8. Essa bosta n ta me ajudando em nada, quero saber as obras do trovadorismo , mas essa merda nao entende

    ResponderExcluir
  9. Essa bosta n ta me ajudando em nada, quero saber as obras do trovadorismo , mas essa merda nao entende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é muito trouxa seu lixo de merda, além da pessoa perder o tempo dela ajudando as pessoas, vc ainda vem criticar, ngm se importa com vc, se acha que isso foi uma ''bosta'', faz melhor.

      Excluir
  10. Essa bosta n ta me ajudando em nada, quero saber as obras do trovadorismo , mas essa merda nao entende

    ResponderExcluir
  11. Essa bosta n ta me ajudando em nada, quero saber as obras do trovadorismo , mas essa merda nao entende

    ResponderExcluir
  12. Essa bosta n ta me ajudando em nada, quero saber as obras do trovadorismo , mas essa merda nao entende

    ResponderExcluir
  13. yigwebrtfaseiyruoghy8432h5nior4t6hy954mniktohye5ui5tnuiew4htniwaeryhr
    gfuiordgh
    t

    ResponderExcluir